Campeonato Brasileiro

|
Campeonato Brasileiro Desde 1971 a Portuguesa disputa o Campeonato Brasileiro, torneio criado pela então CBD, antecessora da CBF, e que ao longo de sua história foi marcado pela desorganização e polêmicas decisões de bastidores, o popular "tapetão".

Seguindo a máxima "Onde a Arena vai mal, mais um clube no Nacional. E onde a Arena vai bem, mais um clube também", a edição de 1979 atingiu o número recorde de 94 clubes participantes, o que levou equipes de São Paulo, entre elas a Portuguesa, a boicotarem a competição. Em 1987, foi criado o Clube dos 13, formado por equipes insatisfeitas com a organização da competição. A Portuguesa, que não foi convidada a participar do Clube dos 13, disputou o chamado Módulo Amarelo, organizado pela CBF e que acabou definindo os representantes do Brasil na Libertadores da América (Sport e Guarani).

Equipe  vice-campeã de 1996 (Fonte: Lancenet)A melhor participação da Portuguesa foi em 1996. Naquele ano, a Portuguesa classificou-se em 8º lugar na primeira fase, o que lhe deu o direito de disputar a segunda fase contra o Cruzeiro, dono da melhor campanha até aquele momento. Após a eliminação do Cruzeiro, a Portuguesa eliminou o Atlético-MG na semifinal e só não conquistou o título por causa do gol sofrido na última partida da final contra o Grêmio, aos 39 minutos do segundo tempo.

O menu abaixo apresenta informações detalhadas de algumas participações da Portuguesa no Campeonato Brasileiro.



Marcos Sampaio

0 comentários:

Postar um comentário